segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pra não dizer que não falei das flores...


Olá a todos,

sei que já está ficando chato essa história de eu falar sempre dos Beatles e de Pink Floyd.

É fato, sim, que sou muito fã dessas duas bandas, que me espelho muito no trabalho deles, não só musicalmente, mas no que se refere a comportamento, e ideais. Mas hoje eu gostaria de falar de uma outra banda, considerada, ás vezes até de menor importância no cenário do rock dos anos 60, mas que contribuiu muito para o que se ouve na música pop de hoje que são os "Beach Boys".

Até meados de 1965, os Beach Boys eram apenas uma banda de Surf Music da Califórnia e tinham emplacado vários hits nas paradas de sucesso, mas não faziam lá nada de muito diferente. Mas quando lançaram a canção "Good Vibrations", o negócio já começou a mudar. Além dos vocais, que aliás já era o forte da banda, eles deram uma nova cara para Surf Music, com arranjos inusitados, variação de ritmos e linhas de guitarras muito legais. Mas o melhor ainda estava por vir, depois de meses em estúdio, muitas experimentações e discussões nasce o "Pet Sounds", álbum que divisor de águas, não só na carreira dos Beach Boys, mas em toda história do rock de até então. O álbum levou às últimas conseqüências os arranjos de melodia vocal, reinventou o uso de instrumentos como teclado e guitarras e (o mais importante) ensinou ao mundo o que se podia fazer na época com um gravador de 4 pistas. Diante disto, Brian Wilson (tecladista, baixista, vocalista da banda e produtor do disco) ao acabar o trabalho, ouviu o disco e disse a si mesmo :" - Eu criei o melhor álbum de rock n´roll de todos os tempos". E não era só ele quem achava isso; crítica, público, músicos, todo mundo reconhecia a importância da obra-prima para o mundo.

Mas o que ele não esperava, é que, na mesma época, do outro lado do oceano, quatro rapazes entravam no estúdio e também estavam dando a luz a uma outra obra-prima, essa sim definitiva e divisora de águas. Sim, eram os Beatles, e álbum era o "Sgt. Pepper´s Lonelly Hearts Club Band". Quando Brian Wilson ouviu o disco, caiu em depressão profunda, chegou até a tentar suicídio. E não adiantou nada o Paul dizer que uma das maiores inspirações para ele compor o "Sgt Pepper´s" teria sido as inovações musicais e técnicas do "Pet Sounds".

Enfim, para quem gosta de rock n´roll e não conhece, o álbum é uma aula de composição, arranjos e música de melhor qualidade, a julgar pelos alunos.

Por enquanto é isso, até a próxima.

http://www.youtube.com/watch?v=L--cqAI3IUI

http://www.youtube.com/watch?v=mxI-P9CL9OQ

Nenhum comentário: