Não sei quanto a vocês, mas pra mim é cada dia mais irritante ouvir as rádios comerciais que mandam suas ondas para nossas casas, carros, portáteis, o que seja.
Me parece que existe uma pasteurização na programação, que piora quando a rádio é segmentada. Muitas das vezes, eles nem trocam o playlist de um dia para o outro, ou seja, todo dia, na mesma hora, você houve a mesma música, não é legal? Em uma semana você decora toda a programação da rádio.
Tem rádio que você pode contar nos dedos o número de artistas diferentes, e volto a repetir, isso piora quando a rádio é segmentada. Não é porque uma emissora é voltada para um determinado tipo de público que ela tem que tocar somente meia dúzia de artistas ou músicas, pelo contrário, ela devia abrir um espaço maior para novos talentos, raridades e informações sobre o segmento que ele procura atingir.
A impressão que dá é que força-se a barra, tentando, muitas vezes, empurrar goela a baixo, alguns artistas pré-moldados para atingir um determinado público - Não, não estou me referindo especificamente a "sertanojo universitário", não que eles não mereçam, mas vemos esse tipo de situação também no rock, na mpb, nos estilos evangélicos (este último merece um post à parte), etc, etc.
Enfim, ouvir rádio hoje passa longe de ser uma experiência prazerosa para ser um exercício de paciência (pra quem tem ainda) , e com a internet ao alcance de boa parte das pessoas, talvez a paciência dos ouvintes um dia acabe, como a minha.
Vidabela
Há 13 anos